Frente de Resistência I
Educação, Política e Emancipação
Nesta frente iremos debater, diante dos recentes retrocessos que vivemos no Brasil, as relações entre educação, escola, política e emancipação. Algumas perguntas nos movimentam para o debate:
- Como lidar com a onda conservadora e fascista em um projeto de educação participativo e democrático?
- O que gira em torno da disputa por uma escola sem ou com partido?
- O que significa a educação como direito humano além da democratização do acesso à escola?
- Como a escola pode favorecer a emancipação dos sujeitos e da sociedade?
- O que está em jogo a partir das relações entre escolas e territórios; tensões entre cidade, asfalto e favela?
- Como lidar com as fronteiras entre o público e o privado nas instituições educativas?
- Como andam as políticas públicas da educação e da cultura no Brasil?
- Como fica a questão da autoria e da autonomia dos(as) professores(as) e dos(as) estudantes na escola?
- Quais as relações entre política e currículo? Quem decide o que se ensina e o que se aprende na escola?
- Como as escolas vêm articulando os conhecimentos, os saberes, os fazeres e as experiências de vida de crianças, adolescentes e jovens tão diversos?
- O que aprendemos com as ocupações das escolas? E o que deixamos de aprender?
- De que maneiras democracia e liberdade estão presentes nas escolas?
- Qual o papel da formação de professores na perspectiva da escola como espaço político de emancipação?
Debates:
- “Encruzilhada: política na escola e escola como política”
- “Currículo: batalha do conhecimento”
Frente de Resistência II
Educação, Desigualdades e Lutas
Nesta frente estarão em debate as relações entre educação, escola, desigualdades e lutas.
- Que projetos de poder seguem em disputa no modo como a escola se organiza e atua?
- Como a luta de classes se reflete na educação?
- Quais as marcas que a escravidão brasileira imprime na educação e na escola?
- Como os movimentos sociais antirracistas, feministas, LGBT, MST, MTST, entre tantos outros, estão no cotidiano das escolas?
- Quais as estratégias de inclusão, exclusão e reparação que as escolas têm criado para lidar com as desigualdades e diferenças?
- De que modos a escola escuta e valoriza a diversidade das crianças, dos adolescentes, jovens e adultos?
- Religião e religiosidades: o que cabe na escola?
- Conflitos socioambientais e políticas de educação ambiental estão presentes nas escolas?
Debates:
- “Movendo estruturas: educação, racismo”
- “Eu sou porque nós somos: educação nas diferenças e diversidades”
Frente de Resistência III
Educação, Cultura e Transgressão
Nesta frente o pensamento e as experiências giram nas relações entre educação, cultura, criação e transgressão:
- Como educação e cultura podem ser práticas de transgressão?
- Existe criação sem projeto de transgressão? Qual o limite da transgressão na escola?
- Por que a arte existe na vida diferentemente de como está presente na escola?
- Qual o papel da arte na educação?
- Qual a função da arte como deslocamento dentro e fora da escola?
- Por que brincar é um gesto revolucionário?
- Quando a literatura vai além de matéria da prova?
- Por que a poesia é um ato de resistência?
- O que se aprende fora da escola?
- O que as manifestações culturais brasileiras têm a ensinar?
- O que distancia e aproxima as práticas educativas dos projetos sociais?
- Quando a educação enxerga que crianças, adolescentes e jovens são autores de suas aprendizagens?
- Gestão participativa, autoria, autonomia, arte e cultura cabem na educação?
- Como aprender e inventar com as diferenças?
- Qual a função dos deslocamentos dentro e fora da escola?
- A educação reconhece cultura como modo de existir?
- Por que, apesar de tão próximas, a educação e a arte ocupam trajetórias e avanços tão diferentes?
Debates:
- “Educação no plural: pedagogias possíveis”
- “Tempo de voo: educação e deslocamentos”
Frente de Resistência IV
Educação, Mercado e Neoliberalismo
Nesta frente, o desafio é pensar:
- Como a escola contribui para a manutenção do capitalismo e do neoliberalismo?
- Educação é mercadoria?
- Escola como investimento político e financeiro?
- Como o mercado se apropria das relações sociais, dos corpos humanos e dos projetos políticos?
- Como corpo, mídia e consumo estão dentro da escola?
- As redes e as mídias sociais subvertem os tempos e espaços da educação?
- O que somos hoje como indivíduos e comunidade pós-redes sociais?
- De quais maneiras o mercado gera violências na sociedade e na escola?
- Que projetos de educação estão em disputa na dualidade direita X esquerda?
Debate:
- “Financeirização da Educação: mercantilização das relações e dos corpos”