Círculos

16 jun   11 ago   15 set   06 out

Serão quatro círculos de encontros sempre aos sábados.

16 de junho – Frente de Resistência I:

Educação, Política e Emancipação

9h às 12h

Oficina Educação, política e emancipação com Roni Valk

Dinâmica coletiva planejada para estimular a discussão e reflexão acerca do tema a partir da vivência e prática de jogos e exercícios do Teatro do Oprimido.

Roni Valk é licenciado em Ciências Biológicas pela UFPr, ator pela Escola de Teatro Martins Pena e trabalhou diretamente com o teatrólogo Augusto Boal e sua equipe do Centro de Teatro do Oprimido de 1993 até sua morte em 2009. Professor na Oga Mitá, dá aulas de Ciências e, desde 2010, implantou no currículo da escola a matéria Teatro do Oprimido oferecida a estudantes do Ensino Fundamental II e Médio. Cantor e compositor acaba de lançar o álbum Roni e As Figurinhas.

 

Oficina Educação Ambiental com Bernard Carvalho

A partir do corpo, da poesia, do som e da paisagem seremos convidados a interagir com o meio, criando diversas possibilidades de experimentações e vivências com temas da educação ambiental.

Bernard Carvalho é biólogo de formação, especializou-se em Botânica. Pesquisador da Cultura da Infância, desenvolve e atua em projetos de arte e educação ambiental, unindo as práticas artísticas e suas linguagens às ciências naturais. Trabalha como educador no Instituto de Arte Tear, é professor de ciências e coordenador pedagógico na Escola Favinho e Mel e na Escola Casa da Mangueira.

 

 

14h às 17h

Roda de conversa sobre o papel político da escola na formação de crianças, adolescentes, jovens e famílias, com atuais e antigos professores, mães, pais, estudantes e familiares da Escola Oga Mitá.

 

Presenças confirmadas:

Carol Monteiro – Ex-sempre aluna, fui professora da Educação Infantil e tive dois filhos na Oga Mitá. Atualmente sou Coordenadora Adjunta do Departamento de Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Colégio Pedro II. Atuei como docente em turmas de Educação Infantil e Anos Iniciais na rede municipal do Rio de Janeiro e no Colégio Pedro II e também como orientadora pedagógica de turmas do 1° ano do ensino fundamental no CPII. Participei da diretoria da Associação de Docentes do Colégio Pedro II (ADCPII). Mestre em Educação pelo Ppge/UFRJ, especialista em alfabetização, leitura e escrita (CESPEB/UFRJ) e graduada em pegagogia (UNESA).

Leonardo Villela de Castro – Sou Leonardo Villela de Castro, professor desde 1982, com 3 passagens pela Oga Mitá. Antes disso, vivi experiências na Educação Infantil. Após a conclusão da graduação em Pedagogia, em 1989, fui aprovado como professor da SEEDUC para dar aulas nos Cursos Normais. Fiquei 20 anos nesta secretaria tendo sido também diretor de Escola. Sempre dividi o trabalho com a rede privada de ensino. Terminei o mestrado em Educação, em 1996 e, em 2000, iniciei o trabalho no CEDERJ, que promoveu uma guinada na minha carreira, pois fui indicado para trabalhar em cursos de Pedagogia da rede privada e, em 2005, fui aprovado como professor de Ensino Superior da FAETEC, estando lotado no ISERJ até 2010, quando fui aprovado para ser professor em regime de Dedicação Exclusiva na UNIRIO. Aqui dou aulas e faço pesquisas sobre Educação a Distância. Terminei o doutorado em 2015 e em 2017 fui eleito para a função de decano do CCH.

Elane Ronchini – Sou professora da rede, atuando em Sala de Recursos com as diversas deficiências (pena na rede termos dificuldades em aceitar e reconhecer as eficiências). Iniciei minha caminhada na educação em fevereiro de 1978 na Oga Mitá, na Sá Viana… tempo de muito aprendizado de vida e para a vida… Na Oga descobri o ENCANTO de ser professora…

Lucia Dias – Participo desse evento como mãe de Arthur e André. Sou professora e Psicopedagoga. Iniciei minha carreira na Escola Débora Mendes de Moraes na Pedra de Guaratiba. Trabalhei na Rede Pública de Educação do Rio de Janeiro durante 48 anos. Hoje, junto com Artur, meu marido, acompanho a trajetória dos nossos filhos e o crescimentos dos netos e dedico parte do meu tempo à fotografia, paixão antiga.

Bernardo Carvalho de Gois

Pedro Barcelos – estudei no Oga de 1992 até 2003. Sou formando em Jornalismo pela FACHA, onde também fui presidente e diretor de cultura do DCE Vladimir Herzog. Depois de formado, coordenei a comunicação da CUFA (Central Única das Favelas), que trabalha com projetos de capacitação dos empreendedores destes territórios, assim como eventos esportivos e culturais. E no começo deste ano lancei um documentário que dirigi sobre jovens cariocas que estão começando a carreira no Hip Hop. O filme foi gravado na Vila Vintém, Rocha Miranda, Nilópolis e São Gonçalo, mostrando também um mapa pouco explorado e conhecido do grande Rio de Janeiro.

Claudia Medeiros – Mestre em Educação Brasileira, especialista em Educação Infantil e Pedagoga. Entrei na Oga Mitá aos 17 anos de idade, ainda normalista. Na casa da Sá Viana foi, de fato, onde me tornei Educadora de Educação Infantil. Durante vinte anos atuei na formação de professores de infâncias das escolas do SESC, em todo Brasil. Atualmente faço parte do Grupo de Estudos de Teorias da Infância, na Cátedra de Leitura da UNESCO/Puc-Rio.

Rosane de Souza – Sou mais conhecida como Rose Bahiana, jornalista, mãe de Maria Estrela e Raul Sinedino, que estudaram no Oga Mitá. Não sou educadora, minha paixão por essa escola vem do que vi e vivi ai.

Danielle Sá Marques – professora de ensino fundamental I na Escola Oga Mitá, graduada em pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e pós-graduanda em psicopedagogia institucional e educação especial pela Universidade Veiga de Almeida

Caroline Porto de Oliveira – Sou mãe do Cauê (aluno da Educação Infantil), bióloga e atuo na área de educação socioambiental. Trabalhei por 8 anos no Projeto Recicloteca, onde tive meu primeiro contato com a Escola ao receber os grupos de alunos para vivências ambientais. Sou mestre em Saneamento Ambiental pela Fiocruz e atuo como professora de meio ambiente na Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitchek/FAETEC. Na Oga, participo da comissão de sustentabilidade e me dedico a auxiliar a escola nos processos de transformação para promoção da sustentabilidade.

Inscrição apenas no local, sujeita a disponibilidade de vagas.

 

 

11 de agosto – Frente de Resistência II:

Educação, Desigualdades e Lutas

15 de setembro – Frente de Resistência III:

Educação, Cultura e Transgressão

06 de outubro – Frente de Resistência IV:

Educação, Mercado e Neoliberalismo

 

Os Círculos serão compostos por duas oficinas simultâneas (das 9h às 12h) e uma Roda de Conversa (das 14h às 17h) a cada dia.

Serão espaços de diálogo, intercâmbio e debates a partir de práticas e experiências concretas dentro e fora da escola Oga Mitá.

Objetivo: Compartilhar saberes e fazeres em torno da pauta da Educação e Resistência

mobilizando a criação de um movimento na cidade do Rio de Janeiro.

Público: toda a comunidade Oga Mitá de hoje e de ontem (estudantes, famílias, professores, funcionários) e também a sociedade, de uma maneira geral.

Local: sede da Escola Oga Mitá – Rua Conde de Bonfim, 1305 – Tijuca

Veja a programação.

 

About Beto Tameirão